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Avaliação

Avaliação

O CIV promove a avaliação do currículo em função de dois pontos de observação distintos: a avaliação interna e a avaliação externa. Relativamente à primeira, a prioridade é dada mais à avaliação dos processos e menos dos conteúdos. Mais importante do que reproduzir informações sobre os conteúdos provenientes de uma unidade didática, importa avaliar a capacidade demonstrada pelos alunos para conhecer, representar ou resolver problemas. Os conteúdos são tidos em conta como desenvolvimento de processos.

No que se refere às avaliações sumativas, é seguida uma política de avaliação geral das competências dos alunos nos momentos de transição entre os diferentes ciclos de estudos. Mais formal, a avaliação pode assumir a forma de exames internos, escritos ou orais, mas sempre orientada para a avaliação dessas competências que se esperam adquiridas pelos alunos num ciclo de estudos. Os resultados são sempre divulgados e refletidos internamente. A avaliação sumativa das competências dos alunos (aplicação dos conhecimentos adquiridos para resolver problemas, interpretar um gráfico, fazer uma demonstração…) é um projeto que merece uma atenção especial por parte de todos os intervenientes e que é sempre sistematicamente avaliado no âmbito do projeto curricular.

A avaliação diagnóstica e a avaliação formativa assumem lugar de destaque nas metodologias do CIV por constituírem importantes instrumentos na definição de percursos pedagógicos mais eficazes e de acordo com as necessidades de cada grupo.

A autoavaliação é promovida desde o jardim de infância, por constituir uma competência essencial no progresso dos alunos – capacidade metacognitiva face ao processo de aprendizagem. A capacidade de fazer juízos sobre as próprias competências, conhecimentos e dificuldades é imprescindível num processo de formação.

Os Encarregados de Educação acompanham o progresso académico dos seus educandos, nomeadamente através das ações trimestrais de análise do progresso e desempenho dos alunos, através das fichas de avaliação intercalares e de final de período, ou através do atendimento semanal com o diretor de turma. Poderão ainda ser calendarizadas reuniões com dos docentes de cada turma, com o coordenador de escola e com o diretor pedagógico, sempre que oportuno.