Os nossos contactos

Endereço Postal

APT 856
8125-911 Vilamoura
Algarve - Portugal

Telefone (+351) 289 303 280
Fax (+351) 289 303 288

colegiodevilamoura@civ.pt
Storytelling

Storytelling

A arte é uma linguagem expressiva facilitadora da comunicação e que assume na educação um papel simultaneamente formativo e transformador. Foi partindo deste pressuposto que em 2010 teve início no CIV o Projeto Young Storytellers. Este projeto, enquadrado no Projeto Educativo do CIV tem como objetivo aprofundar e diversificar os métodos de acesso à aprendizagem da capacidade expressiva dos jovens. Surgiu como uma experiência artístico-pedagógica e cultural que tem procurado desenvolver nos jovens contadores de histórias competências de comunicação e formas de acesso ao outro. Estas competências são de enorme relevância à participação ativa e criadora das crianças e jovens, bem como na promoção do bem-estar e na modulação da identidade em construção.

Em 2011, partindo dos excelentes resultados alcançados num grupo piloto, transforma-se o storytelling em método pedagógico no espaço do Jardim-de-infância e com reflexos nas restantes escolas. A escolha de um corpus adequado à faixa etária, a formação em técnicas de mediação da leitura, trouxe uma nova dinâmica de aprendizagem na escola. Paralelamente o Projeto A Magia das Palavras Contadas, promovido pela Biblioteca do CIV, desenvolveu uma ponte cultural no seio da comunidade educativa, com um programa anual que prevê a vinda de escritores, contadores de histórias, escultores, pintores, cineastas, guionistas, atores.

Storytelling, a arte de contar, e o poder da palavra permite às crianças percecionar a realidade, criando mecanismos de compreensão do mundo que a rodeia. As histórias constituem um instrumento precioso para o desenvolvimento da proficiência linguística nas línguas maternas e estrangeiras, e para a promoção de aprendizagens ao nível da matemática, da geografia, da história, da biologia e da gastronomia. Fornecem ainda, através das narrativas e do seu imaginário, a aquisição de valores e de linhas de conduta para o dia-a-dia de cada um.