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FAQ

FAQ

Quais os níveis de ensino que o CIV ministra?

Aceitamos alunos a partir dos 3 anos (Nursery Level, grupo dos 3 anos) até aos 18 (Cambridge International Examination A Level Programme e Ensino Secundário).

Quais os documentos/procedimentos para efetuar inscrição no CIV?

Os Encarregados de Educação devem preencher a ficha de candidatura (on line) ou solicitar reunião com a Direção Pedagógica para se inteirarem do ideário, do Projeto Educativo, dos curricula e do regulamento interno. Após esta entrevista, com a Diretora/Principal ou Coordenadores de Escolas, os Encarregados de Educação devem apresentar nos serviços administrativos da escola os seguintes documentos: cartões de identificação e números de identificação fiscal de alunos e pais, boletim de vacinas do aluno atualizado, último registo de avaliação escolar (se aplicável) e declaração médica (atestado de robustez física. Poderão ser solicitados outros documentos em situações específicas (vistos de residência, passaportes, etc.)

Qual ou quais os currículos ministrados no CIV?

O CIV ministra dois currículos: o currículo nacional (Jardim de Infância, Primeiro Ciclo, Segundo Ciclo, Terceiro Ciclo e Ensino Secundário), nos Estudos Portugueses e o currículo de Cambridge International Examination em Estudos Ingleses (Primary and Secondary School).
Os alunos que frequentam o plano de Estudos Portugueses realizam no CIV os Exames Nacionais. No Ensino Secundário, o CIV oferece dois cursos: Ciências e Tecnologias e Ciências Socioeconómicas.
Nos Year 6 Primary e Year 9 Secondary os alunos fazem os checkpoint. A Secondary School prepara os alunos para o International General Certificate of Secondary Education (IGSCE). Os alunos realizam no nos Year 10 iniciam a preparação para os exames IGCSE que são realizados no Year 11. Nos Years 12 e 13 realizam os exames Advance Subsidiary Level e Advance Level, respetivamente. Estes são os exames requeridos para a candidatura às universidades estrangeiras e nacionais, mediante homologação do Ministério da Educação e Ciência.

Quais as áreas prioritárias do Projeto Educativo do CIV?

O Projeto educativo do CIV centra-se no desenvolvimento das competências cognitivas (Raciocínio lógico-matemático e competências linguísticas no âmbito das línguas maternas e estrangeiras) e socio afetivas. A par destas áreas axiais, o desporto, as expressões artística (artes plásticas, dança e música), a filosofia para crianças e jovens e a ciência têm lugar de grande destaque no projeto educativo.

Quais as áreas de complemento curricular promovidas no CIV?

O CIV tem em funcionamento um vasto conjunto de atividades de complemento curricular: escola de futebol, aulas de ténis, aulas de música (piano, violino, etc), aulas de ballêt, aulas de ioga, Karaté e Programa Afterschool.
Para além das áreas de complemento curricular, todos os alunos a partir do segundo ciclo ou year 5 frequentam anualmente um clube: Golfe, Ténis, Teatro, Dança, Música, Futebol, Basquetebol, Ecoclube e Artes. Trata-se de uma disciplina curricular que contribui para o desenvolvimento das inteligências (Gardner) cinestésica, espacial, naturalista, musical e intra e interpessoais e fomenta a harmonia entre alunos de idades diferentes (9-15 anos) e de planos de estudos diferentes (Estudos Portugueses e Estudos Ingleses)

Em que consiste o Programa de Afterschool?

Este programa destina-se aos alunos do Primeiro Ciclo e Primary (até ao year 4) funciona para os alunos que permanecem no CIV após as 16:05h.O projeto Atividades AfterSchool oferece aos alunos do CIV um programa rico e diversificado que conjuga momentos de estudo, pesquisa e organização individuais e de grupo, com momentos lúdicos e desportivos. Esta iniciativa constitui um complemento da ação educativa da escola e está em plena sintonia com o Projeto Educativo. Os diferentes espaços pedagógicos concebidos visam o desenvolvimento de competências cognitivas, socio afetivas e culturais. O CIV promove a excelência académica e humana dos alunos, a partir da Arte, da Ciência, da Filosofia, da Literatura, do Desporto e das Tecnologias de Informação e Comunicação.

O que é a educação internacional?

A educação internacional, para além da lecionação de um currículo estrangeiro, pressupõe ainda um projeto educativo que valorize um método de compreensão e de reciprocidade. Trata-se de um contexto pedagógico em que cada membro da comunidade educativa aprende a situar-se no conjunto dos restantes membros, sem, contudo, abandonar o seu ponto de vista e sem suprimir as suas crenças e sentimentos. No CIV promovemos a autonomia, a cooperação, a solidariedade, o voluntariado, o espírito crítico e, claro, os valores da democracia, fundamentados no respeito pela diferença, diversidade e originalidade.

Quais as nacionalidades dos alunos do CIV?

A comunidade do CIV é proveniente de quatro continentes e nos últimos anos temos contado com elementos entre vinte e quarenta nacionalidades diferentes. Vive-se um ambiente multicultural e plurilingue.

Os alunos podem iniciar os seus estudos a meio do ano letivo?

Sim, os alunos podem iniciar em qualquer altura do ano, desde que, em anos em que os alunos realizam provas de final de ciclo ou exames nacionais ou internacionais, realizem as provas de admissão e obtenham os requisitos mínimos. A frequência a partir do início do ano é favorável à plena integração no grupo turma e à aquisição das competências axiais e cada ciclo de estudos.

O CIV é uma escola inclusiva?

Sim, o CIV integra crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente, num contexto de cooperação entre a escola e a família, com condições especiais acordadas com a família e de acordo com as necessidades de cada criança.

Quais são as línguas estrangeiras lecionadas no CIV?

O CIV aposta na aprendizagem precoce das línguas maternas e estrangeiras. Atualmente fazem parte do currículo dos alunos o Português, o Inglês e o Mandarim no Jardim de Infância e Primeiro Ciclo; o Francês, o Inglês e Português no Segundo Ciclo e conta ainda com a possibilidade de os alunos frequentaram aulas de Russo, Mandarim e Alemão em regime extracurricular.

Que apoio promove a escola para alunos que não dominam a língua inglesa e integram os Estudos Ingleses?

Todos os alunos que têm pouco ou nenhum contacto com a língua inglesa e ingressam o plano de estudos ingleses têm, a partir da Primary School, a disciplina English as an Addicional Language (EAL). Esta disciplina consiste na aplicação de um programa de desenvolvimento da proficiência linguística que permitirá aos alunos seguir o currículo em inglês.

Qual é a política da escola relativamente aos trabalhos de casa?

Acreditamos que os trabalhos de casa ajudam a consolidar as competências e conteúdos trabalhos em contextos de sala de aula, principalmente no que respeita à leitura e à escrita e às competências matemáticas.

O uniforme é obrigatório no CIV?

Sim, o uso do uniforme é obrigatório para todos os alunos, do Jardim de Infância ao final do Terceiro Ciclo, nos Estudos Portugueses, e da Nursery ao final do year 10, nos estudos ingleses. Os alunos do ensino secundário e Secondary School (years 11, 12 e 13) não usam uniforme, devendo, contudo, apresentar-se de forma respeitosa e adequada ao contexto escolar.

O CIV dispõe de serviço de transportes?

Sim, o CIV dispõe de vários circuitos de transportes (Loulé/Almancil, Olhão/Faro, Vilamoura, Albufeira, Messines). Anualmente são atualizados os itinerários em função das necessidades dos utentes. Este serviço funciona diariamente durante os períodos letivos.

O CIV dispõe de refeitório?

Sim, o CIV dispõe de refeitório e de cozinha própria. Os almoços são servidos por uma empresa profissional, que oferece almoços diários completos (sopa, prato de carne ou peixe, sobremesa, pão, água). O menu e os valores nutricionais podem ser consultados nas ementas mensais.

O CIV tem gabinete de psicologia?

Sim. O Gabinete de Psicologia do colégio tem um papel essencial no dia-a-dia da nossa escola. Entre as suas valências destacam-se a avaliação, o diagnóstico e encaminhamento de alunos, o apoio psicológico e a orientação escolar e profissional. Em situações de avaliação formal, no caso de alunos menores, é necessária a autorização escrita dos encarregados de educação.

Os alunos que frequentam os estudos ingleses podem candidatar-se a universidades portuguesas?

Sim. Os alunos que pretendem prosseguir estudos universitários em Portugal fazem, no final do Year 13 o processo de equivalências de estudos de acordo com o previsto com a legislação em vigor, com o apoio do CIV em todas as fases. Para além da obtenção do diploma de conclusão do ensino secundário, os alunos fazem ainda a homologação das disciplinas que frequentaram e que servirão como provas de ingresso às universidades portuguesas (Artigo 20-A do decreto-lei 296- A/98 de 25 de Setembro) e candidatam-se às universidades em iguais circunstâncias aos restantes alunos que frequentaram o ensino secundário português. Muitas universidades portuguesas já têm cursos ou disciplinas de cursos em inglês e têm grande interesse em alunos com o perfil dos alunos do CIV.

Os alunos que frequentam os estudos portugueses podem candidatar-se a universidades estrangeiras?

Sim. Os alunos que frequentam o ensino secundário nacional podem ingressar no ensino superior numa universidade estrangeira. Os processos de candidatura às universidades estrangeiras são muito distintos, pelo que é imprescindível iniciar diligências a partir do 11º ano. O CIV tem um protocolo com um Careers Advicer que orienta os alunos nas várias fases de candidatura (cartas de recomendação, carta de motivação, provas e equivalências necessárias, exames de proficiência linguística, entrevista, etc.). Atualmente há vários países que têm um sistema de isenção de propinas para alunos da união europeia.