Os nossos contactos

Endereço Postal

APT 856
8125-911 Vilamoura
Algarve - Portugal

Telefone (+351) 289 303 280
Fax (+351) 289 303 288

colegiodevilamoura@civ.pt
Gabinete de Psicologia

Gabinete de Psicologia

O Gabinete de Psicologia do colégio tem um papel essencial no dia-a-dia da nossa escola. Entre as suas valências destacam-se a avaliação, o diagnóstico e encaminhamento de alunos, o apoio psicológico e a orientação escolar e profissional.

Em situações de avaliação formal, no caso de alunos menores, é necessária a autorização escrita dos encarregados de educação.

Provas de Diagnóstico Pré-Escolar

As Provas de Diagnóstico Pré-escolar são construídas com base nas aptidões que maior influência têm para a aprendizagem da leitura, escrita e da aritmética, valorizando os conhecimentos de vocabulário e conceitos quantitativos, alguns aspetos da aptidão perceptivo-visual, a memória e a coordenação visuomotora. A Avaliação do Pré-escolar faz-se desde desde 2005. Esta avaliação é feita no início do 3º período ao grupo dos 5 anos e Reception.

Orientação Escolar e profissional

No mundo de hoje, numa época em que a mudança se fixou e em que os desafios quotidianos são cada vez maiores, a Orientação Escolar e Profissional assume uma importância vital na preparação dos jovens face à complexidade do sistema educativo e das suas articulações com o mundo do trabalho.
O objetivo dos testes de Orientação escolar é ajudar e apoiar os alunos nas suas tomadas de decisão, ao mesmo tempo que se procura promover a sua autonomia na procura de informação e pesquisa, importantes para a efetivação da tarefa vocacional que enfrentam neste período de transição (final do 3º ciclo).
Os instrumentos que são utilizados para traçar o perfil vocacional são os seguintes:

  • Questionário de Orientação;
  • Entrevista Individual;
  • Matrizes Progressivas de Raven (teste de inteligência não verbal);
  • B.P.R.D (Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial);
  • I.P.P. (Inventário de Interesses e Preferências Profissionais).

Acompanhamento e apoio junto da comunidade educativa

O gabinete de psicologia presta assistência e informação, através do diálogo, a todas as pessoas que necessitem de apoio em momentos de dificuldade, tendo sempre como objetivo prevenir situações de risco, desenvolver a confiança a quem se encontra em dificuldade e restabelecer o equilíbrio emocional e a capacidade de gerir os próprios problemas.
Este trabalho assenta numa base de confidencialidade obrigatória pelo código deontológico do psicólogo.

Ação do gabinete para educação e para a saúde

O gabinete de psicologia tem como uma das suas principais funções promover ações para a educação e para a saúde.